Dosador gravimétrico: o que você precisa saber antes de investir no equipamento

dosador-gravimetrico

Se você chegou até este artigo, provavelmente está ponderando a possibilidade de investir nesse equipamento fundamental em vários setores industriais.

Mas, antes de você prosseguir, já temos um artigo aqui no site da Sudeste explorando as diferenças entre um dosador volumétrico e o dosador gravimétrico.

Por isso, se você ainda está em dúvida sobre qual equipamento se adequa às necessidades da sua linha de produção, te aconselho a conferir esse material.

No entanto, se você já estudou as necessidades da sua fábrica, ou está pensando em expandir sua produção. Ou mesmo se já sabe que o dosador gravimétrico é o maquinário que você precisa, este artigo é para você!

Dosador gravimétrico: para que serve?

Os dosadores industriais desempenham o papel de medir a quantidade de material e substâncias para diversos fins.

Desde a medição de ingredientes para produzir uma fórmula ou receita, até medir a quantidade de produto final que será embalado.

O dosador gravimétrico tem uma vantagem sobre os demais dosadores industriais por oferecer maior precisão na quantificação de material dispensado. Isso, graças a sua forma de operação, que veremos a seguir…

Como funciona um dosador gravimétrico

Diferentemente de outros dosadores, o dosador gravimétrico opera a partir de balanças que determinam a quantidade de produto por peso.

Dessa forma, a máquina recebe o material a ser medido por meio de um alimentador e suas balanças se encarregam de fazer a pesagem. Para isso, eles podem trabalhar de duas formas:

Dosador gravimétrico por análise combinatória

Esse tipo de dosador tem um modus operandi automatizado e bastante complexo para oferecer precisão.

Ele conta com várias balanças nas quais o material a ser pesado é despejado por um alimentador vibratório. De modo que a alimentação da caçamba tenha um tempo ajustável e controlado.  

Assim, o algoritmo da máquina avalia qual conjunto de balanças oferece mais precisão em relação ao peso determinado e dispensa o material para a próxima etapa de produção.

Dosador gravimétrico por monitoramento de peso

Já o dosador por monitoramento de peso funciona a partir de uma única balança, que opera pela diferença de peso.

Ou seja, o alimentador despeja o material a ser medido na caçamba de pesagem e o dosador libera a quantidade de produto até que o equipamento atinja a diferença de peso programada.

Aplicações do dosador gravimétrico na indústria

Por sua precisão na quantificação de material, esse tipo de dosador oferece vantagens para produções de alta complexidade. Como a indústria química, farmacêutica, de alimentos e até da transformação do plástico.

Padrão de cores

Por oferecer padronização na produção, uma das operações para as quais esse tipo de dosador é muito útil é no tingimento de materiais. Afinal, graças a esse equipamento é possível manter a cor padronizada entre diferentes lotes de produto.

Como fazer a manutenção do dosador gravimétrico

Uma das práticas que mais valorizamos por aqui na Sudeste é a manutenção preventiva dos equipamentos industriais. Uma vez que esse hábito previne paradas e custos adicionais à linha de produção.

Por isso, recomendamos uma checagem periódica das folgas nas gavetas pneumáticas; do sensor capacitivo; do sensor rotativo; do sistema de pesagem e sistema pneumático.

Além disso, esteja sempre atendo à temperatura do motorredutor durante a operação do maquinário e faça uma limpeza geral das partes móveis do seu dosador. Assim, você garante a longevidade do seu equipamento.

Mas, se perceber que alguma peça ou parte da operação não está funcionando como deveria, encomende uma peça de reposição e troque a engrenagem o quanto antes! Desse modo, você evita perdas e desgastes maiores ao seu dosador.

dinheiro

Vantagens de alugar um dosador gravimétrico

Agora que você já sabe que um dosador gravimétrico é o que falta na sua linha de produção, aqui vai uma dica de ouro para otimizar sua fabricação e escalar seus pedidos.

O aluguel desse tipo de maquinário representa uma série de vantagens financeiras para sua planta de fábrica, como:

Escalabilidade da produção

Se você precisa aumentar sua produção e ainda não tem aporte para investir em um equipamento próprio, alugar o dosador é uma ótima alternativa para fechar pedidos e dar conta de produzir.

Dessa forma, você consegue fazer um crescimento sustentável do seu negócio, sem comprometer as contas.

Teste drive

Se você ainda está em dúvida se esse é o maquinário ideal, o aluguel permite verificar se esse tipo de dosador se adequa à rotina de produção e às habilidades da sua equipe.

Manutenção inclusa

Aqui na Sudeste, nós nos responsabilizamos pela verificação e manutenção especializada dos equipamentos que alocamos. Assim, as produções ficam asseguradas contra danos e paradas inesperadas na fábrica.

Fale com a Sudeste

Ficou interessado no aluguel ou manutenção desse equipamento? Fale com a Sudeste.

Aqui, toda nossa equipe de atendimento recebe treinamento para te orientar sobre as melhores soluções para a sua linha de produção.

E se você não quer perder nenhuma atualização sobre o universo industrial e quer estar por dentro das melhores práticas de manutenção e cuidado com a fábrica, acompanhe nosso trabalho nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *