O dosador volumétrico está presente no dia a dia de vários setores industriais. Esse equipamento proporciona padronização e controle de qualidade para os produtos fabricados. Por isso, ele é vastamente aplicado em setores como a indústria do plástico.
Isso porque, embora ele tenha uma acurácia relativamente menor que outros tipos de dosadores, como é o caso do dosador gravimétrico, esse aparelho possui estrutura simples que facilita a limpeza e a operação.
Conheça mais sobre o dosador volumétrico e saiba se é hora de investir nesse aparelho para a sua linha de produção.
O que é um dosador volumétrico?
O dosador volumétrico é um maquinário industrial que quantifica e fraciona os produtos da linha de produção de forma automática ou semiautomática.
Como o dosador volumétrico funciona?
Temos um artigo aqui no site da Sudeste comparando os dois tipos de dosadores industriais mais comuns: o gravimétrico e o volumétrico.
Mas, de maneira geral, o dosador gravimétrico proporciona a quantidade de produto por meio de balanças que calculam o peso do material. Enquanto o dosador volumétrico desempenha essa função por meio de uma caneca porcionadora.
Assim, o alimentador libera a passagem de produto até atingir o limite determinado na caneca dosadora.

Benefícios do dosador volumétrico para a linha de produção
Ter os produtos mensurados por um aparelho é fundamental para manter o padrão de quantidade de material que será processado pela linha de produção. Por isso, entre as vantagens desse equipamento, estão:
1. Automação de processos
O dosador dispensa a pesagem manual de materiais, o que além de garantir mais precisão na mensura de produto, também proporciona mais segurança, uma vez que a manipulação humana acrescenta uma etapa a mais, sujeita a erros de cálculo.
2. Agilidade
Com a dosagem automatizada, a linha de produção ganha mais agilidade e dispensa a necessidade de intervenção operária em um trabalho mecânico.
O que é uma vantagem quando pensamos que você pode realocar o tempo de o trabalho dos colaboradores com serviços estratégicos em vez de manuais.
3. Padronização
Outro benefício de ter um dosador na sua planta de fábrica é a padronização dos produtos. Desse modo, com a operação automatizada, você evita defeitos na fabricação e, consequentemente, recall de produtos.
4. Fácil manuseio e manutenção
Como mencionado anteriormente, uma das grandes vantagens do dosador volumétrico é sua simplicidade de operação.
Esse maquinário possui desmontagem fácil e operação descomplicada, exigindo assim, pouco treinamento ou experiência do usuário.
Além disso, a estrutura simplificada permite que a limpeza seja mais prática e o processo de manutenção mais simples.
5. Equipamento compacto
Com sua configuração compacta, o dosador volumétrico ocupa pouco espaço da linha de produção. Permitindo assim, a presença de outros equipamentos e melhor fluxo de passagem para os trabalhadores.
6. Evita desperdícios
Por fim, uma das grandes vantagens do dosador volumétrico é que ele economiza tempo, recursos e dinheiro.
Isso porque, ele faz com que os ingredientes sejam contabilizados sem erro desde a primeira etapa de fabricação, proporcionando processos de produção mais precisos e evitando erros capazes de desperdiçar lotes inteiros.

Por que alugar um dosador volumétrico é mais vantajoso?
Para quem ainda não tem um dosador na sua planta de fábrica, ou está pensando em expandir sua produção, o aluguel de equipamentos é uma alternativa com várias vantagens, como:
1. Economia
Para quem ainda não possui o equipamento, adquirir um dosador por aluguel pode otimizar o tempo de produção e reduzir desperdícios.
Assim, outra vantagem financeira é a possibilidade de ter um equipamento de alta performance na sua linha de produção, sem juros de parcelamento ou fazer um aporte financeiro que comprometa seu capital e giro.
2. Demandas pontuais
Equipamentos industriais por locação também são uma ótima opção para que a sua empresa tenha capacidade estrutural para atender grandes pedidos sem atraso. Com isso, sua empresa consegue fazer um crescimento sustentável e atender demandas sazonais.
Fale com a Sudeste
Quer saber como implementar esse maquinário na sua planta de fábrica? Fale com a Sudeste!
Além de fazer a locação e providenciar peças de reposição, nossa empresa também dá conta da manutenção do maquinário alugado.
E para ficar por dentro de todas as atualizações e melhores práticas do setor industrial, acompanhe a Sudeste nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.