Retrofit e Manutenção corretiva: entenda a diferença

homem-fazendo-manutencao

O cuidado adequado com os equipamentos industriais é o que garante a longevidade dos maquinários e, consequentemente, representa menos gastos.

Por isso, aqui no Blog da Sudeste você sempre encontrará artigo falando sobre a importância da manutenção preventiva e preditiva.

Mas sabemos que essa nem sempre é a realidade, afinal, mesmo cuidando adequadamente dos equipamentos da fábrica, eventualmente eles podem quebrar.

Por isso, neste artigo vamos explicar a diferença entre o Retrofit e a manutenção corretiva do maquinário industrial.

Porque, embora pareçam procedimentos semelhantes, representam diferentes formas de reparar o maquinário industrial e apresentam resultados finais diferentes.

O que é retrofit?

Retrofit é um procedimento semelhante à manutenção industrial, mas seu objetivo é fazer com que a máquina em questão volte ao seu desempenho total.

Assim, o retrofit funciona como uma forma de trazer as máquinas de volta à vida. Por essa razão, esse processo é tão comum a maquinários antigos que chegaram à falência.

Mas, vale lembrar que um aparelho nunca para do nada; as paradas sempre ocorrem em função de um problema não resolvido ou não identificado.

Por isso, fique sempre atento se o seu maquinário está apresentando falhas ou com queda do desempenho. Você pode garantir esse tipo de controle por meio de uma interface humano-máquina.

Saiba mais a respeito dessa funcionalidade em outros artigos aqui do blog da Sudeste sobre automação.

Mas de maneira geral, o retrofit é uma recuperação que identifica, resolve e recupera equipamentos em sua totalidade, deixando-os como novos.

Qual a diferença entre retrofit e manutenção?

Enquanto o retrofit assemelha-se mais com uma revitalização total da máquina, a manutenção é um reparo realizado regularmente em um equipamento.

Nesse sentido, a manutenção tem a ver com o processo de avaliar de tempos em tempos. Isso, com o fim de identificar desalinhamentos, trocar peças desgastadas, limpar e lubrificar compartimentos da máquina.

Por essa razão, o retrofit é um procedimento ideal para equipamentos de longa data, que apresentam problemas graves ou chegaram à falência, enquanto a manutenção é mais comum e vantajosa para maquinários novos com o objetivo de manter a saúde e longevidade da aparelhagem industrial.

retrofit

Como escolher entre retrofit ou manutenção?

Agora você já tem contexto o bastante para entender a diferença entre a manutenção e o retrofit, por isso, deve estar questionando qual dos procedimentos trará mais custo-benefício para o seu negócio.

A verdade é que ambos são bons métodos de cuidado com o equipamento industrial, mas que não podem ser comparados entre si e veremos o porquê.

No caso de uma máquina que chegou ao momento em que o retrofit é uma possibilidade, a manutenção não será o bastante. Nesse cenário, você deve avaliar se vale a pena o retrofit ou a compra de um equipamento novo.

Vale lembrar que não recuperar um equipamento antigo é como jogar dinheiro fora, afinal, o maquinário industrial é sempre um investimento alto.

Fazer o retrofit ou comprar um novo equipamento?

Jogar fora sem a tentativa de recuperação é praticamente dispensar um equipamento que poderia te ajudar por mais alguns anos.

Por isso, antes de eliminar um maquinário, solicite a visita técnica e o orçamento do retrofit para avaliar se a compra de um novo equipamento é necessária.

Afinal, a depender do tipo de retrofit e o quanto a máquina está desgastada, pode ser que o valor do procedimento supere o da compra de um novo equipamento.

E a manutenção?

Como visto anteriormente, a manutenção é necessária em toda linha de produção. Afinal, trata-se de um processo que garante a longevidade e o bom funcionamento das máquinas.

Por isso, se a sua indústria não possui um protocolo de manutenção preditiva e opera apenas com a manutenção corretiva, saiba que você pode estar perdendo dinheiro!

Além disso, a falta de manutenção periódica coloca toda a linha de produção em risco de parada.

Dessa forma, mesmo que você opte pelo retrofit de um aparelho, sua manutenção será inevitável!

Como fazer um orçamento de retrofit?

Se você quer apostar na recuperação de algum maquinário da sua fábrica, busque por uma empresa especializada em equipamento industrial, como a Sudeste.

Somos experts em automação, manutenção e estudo dos equipamentos. Aqui, você encontrará uma equipe técnica desde o atendimento até o conserto do seu aparelho. Assim, você garante transparência para o processo contratado.

Acompanhe a Sudeste

Para mais informações sobre boas práticas industriais e atualizações referentes às tendências da indústria, acompanhe a Sudeste nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *