Aqui no site da SUDESTE temos uma ampla variedade de materiais sobre a importância, os tipos de manutenção, cuidados e boas práticas com o equipamento industrial.
Mas, no artigo de hoje vamos explorar mais a fundo sobre a manutenção preventiva, que é uma das melhores formas de manter a longevidade dos maquinários.
Além disso, essa prática tem alto potencial de gerar economias a longo prazo para o seu negócio, uma vez que esse tipo de manutenção permite um planejamento estratégico da parada das máquinas.
Por isso, acompanhe abaixo como esse procedimento funciona e como aplicá-lo na sua linha de produção para otimizar o cuidado com o seu negócio.
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva trata-se do processo de averiguação periódica do maquinário industrial mesmo que ele não apresente qualquer problema ou disfunção operacional.
Isso porque, o objetivo da manutenção preventiva é impedir a quebra ou comportamento inesperado da máquina por problemas invisíveis.
Assim, o processo de manutenção preventiva em geral inclui a troca, limpeza e ajuste de itens como porcas, filtros, óleo e outras partes da máquina.
Dessa forma, você garante a troca de componentes próximos ao fim de sua vida-útil. Que embora não causem problemas aparentes nos equipamentos, podem prejudicar seu funcionamento a longo prazo.

Qual é a diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva?
Enquanto a manutenção preventiva acontece de forma programada e envolve reparos em geral, mais simples, a manutenção preditiva serve para quando a máquina dá indícios de problemas futuros.
Assim, diferentemente da manutenção preventiva, que acontece de forma periódica, a preditiva só é acionada quando existe a previsão de que algo pode prejudicar o funcionamento da máquina.
Apesar disso, essas duas formas de manutenção são mais vantajosas em relação a manutenção corretiva, que acontece quando há a quebra efetiva do equipamento.
Afinal, a correção de danos pode levar a paradas inesperadas na produção, consertos mais complexos, procedimentos mais caros e mais demorados.
Vantagens da manutenção preventiva
Como você pôde perceber, a manutenção preventiva realiza reparos relativamente simples, mas que são capazes de evitar que problemas se proliferem no aparelho. Com isso, o acervo de máquinas tem vários benefícios, como:
Paradas controladas
Toda manutenção requer uma interrupção da operação da máquina, ainda que rápida. Porém, quando falamos de manutenções preventivas, tratamos de um processo programado e planejado.
Ou seja, o gestor é capaz de selecionar um período estratégico que não prejudique a linha de produção.
Assim, os técnicos podem avaliar as máquinas durante o recesso da equipe, em épocas de baixa demanda da fábrica, ou mesmo intercalar a manutenção das máquinas conforme o uso.
Evite a perda do aparelho
Já temos um artigo explorando um pouco sobre o retrofit de máquinas, que consiste na restauração de um aparelho que já perdeu sua funcionalidade.
Porém, ele perde muito em custo-benefício quando comparado com manutenções simples e regulares.
Manutenções mais simples
A revisão regular evita que os problemas, por vezes invisíveis, cresçam e comprometam o funcionamento total da máquina.
Afinal, os componentes de um equipamento são conectados entre si, portanto, se algo não vai bem em uma peça, o problema pode se tornar uma bola de neve.
Barateamento de custos de manutenção
Com manutenções mais simples, os custos diminuem também. Isso porque, reparos simples como limpeza, troca de óleo e lubrificação muitas vezes são o bastante para prolongar a vida útil e garantir o bom funcionamento do equipamento.

Como manter a manutenção preventiva em dia
Saber quando investir na manutenção preventiva de uma máquina pode ser desafiador, principalmente quando uma planta de fábrica conta com variados maquinários.
Por isso, existem algumas estratégias para garantir que as revisões de todos os equipamentos estejam em dia, como:
Interface humano-máquina
Além de uma ferramenta de automação, a interface humano-máquina proporciona um diagnóstico sobre o histórico de produção e saúde da máquina.
Com isso, o técnico é capaz de identificar quando algo não vai bem e perceber quedas de produtividade.
Temos um artigo completo explicando os benefícios e peculiaridades desse tipo de periférico industrial, confira.
Protocolo de manutenção
Tenha também um documento que registre o histórico de manutenções e programe a próxima revisão.
Assim, você pode digitalizar esse protocolo e programar uma notificação para quando uma revisão estiver se aproximando.
Conte com a Sudeste
Aqui na SUDESTE temos uma equipe técnica especialista em locação e automação de periféricos industriais. Por isso, oferecemos o serviço de revisão regular dos equipamentos aos nossos clientes.
Então, se você quer estar por dentro das melhores práticas e novidades do universo industrial, acompanhe nosso trabalho nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.