Conserto de placa eletrônica no seu periférico: faça na SUDESTE

manutencao-em-placa-eletronica

As placas eletrônicas, também conhecidas como placas de circuito impresso, são como o cérebro das máquinas.

Estes componentes estão presentes na maioria dos eletrônicos que utilizamos atualmente, desde carros e computadores até eletrodomésticos como máquinas de lavar.

Entre suas aplicações, as placas eletrônicas também marcam presença na indústria. Afinal, são responsáveis por coordenar o funcionamento das máquinas e principalmente dos periféricos industriais.

O que é um periférico industrial?

Como o próprio nome já induz, periférico é tudo aquilo que está nas iminências. Ou seja, os periféricos industriais são os equipamentos que não atuam diretamente na produção de materiais, mas que criam condições para o bom funcionamento da fábrica.

Os periféricos podem ser desde equipamentos de refrigeração, até terminais mais complexos de automação que ligam uma máquina a outra, tornando a produção mais eficiente.

O que é a placa eletrônica?

Por se tratarem de máquinas inteligentes que conectam outros equipamentos, os periféricos contam com placas eletrônicas. Mas o que é esse componente?

A placa eletrônica nada mais é do que uma placa responsável por concentrar, processar e transmitir impulsos elétricos para todo o corpo de uma máquina.

Para isso, a placa conta com circuitos elétricos compostos por resistores, indutores, capacitores, fusíveis, transmissores e afins.

E para que a placa processe os sinais elétricos, todos os componentes elétricos precisam estar em pleno funcionamento, o que às vezes pode falhar.

Como saber se preciso de conserto na placa eletrônica?

Uma vez que a placa eletrônica funciona como o cérebro dos aparelhos, qualquer irregularidade nesse componente pode afetar o funcionamento da máquina.

Assim, um equipamento com problemas na placa eletrônica, mesmo sem qualquer defeito visível nos seus componentes, pode apresentar alguns sinais, como:

  • Desligamento repentino
  • Não ligar
  • Não realizar certas funções
  • Cheiro de queimado
  • Sons irregulares e metálicos

Uma placa eletrônica com defeito também pode mostrar problemas visuais como circuitos desconectados ou rompidos, mas nem sempre esses sinais serão visíveis.

Isso porque, alguns componentes da placa podem estar queimados ou comprometidos e para descobrir isso, somente com um teste técnico. Mas não desanime…

placa-eletronica

Como o conserto de placa eletrônica funciona?

A esta altura você já compreendeu a complexidade da operação de uma placa eletrônica, mas isso não significa que o conserto também seja.

Com um trabalho técnico especializado é possível recuperá-la com a reconexão de fios, troca de componentes elétricos queimados e soldagem de materiais.

Para isso, o técnico precisa fazer testes a fim de identificar quais componentes estão disfuncionais e comprometendo o funcionamento. Ele pode fazer isso por meio de uma inspeção visual, testes elétricos e de circuitos.

Aqui na Sudeste, por exemplo, contamos com um laboratório completo que permite à nossa equipe estudar os eventos de uma placa eletrônica em profundidade.

Vantagens do conserto de placa eletrônica

Embora não seja um processo dos mais simples, ainda assim, consertar a placa eletrônica pode ser um investimento vantajoso em relação à compra de uma nova placa.

Isso porque, a depender do maquinário, achar uma nova placa eletrônica pode ser desafiador e, muitas vezes, depender da disponibilidade do fabricante.

Nesse cenário, o conserto da placa eletrônica acaba saindo em vantagem pelos seguintes motivos:

Manutenção mais rápida

Como você sabe, quanto mais tempo uma máquina fica parada, mais ela compromete a linha de produção, culminando em atrasos e, consequentemente, perdas financeiras.

Dessa forma, ao optar pela manutenção, você ganha agilidade na recuperação do seu aparelho. Uma vez que dispensa o tempo de encomenda, entrega e instalação de uma nova placa.

Custo-benefício

Outra vantagem de escolher a manutenção da placa eletrônica é o custo-benefício em relação à troca por uma nova.

Tendo em vista que os gastos girarão em torno apenas da compra de novos componentes eletrônicos e da mão de obra do conserto.

Como a Sudeste faz o conserto de placa eletrônica?

Quando nós recebemos um chamado de manutenção, nossos técnicos comparecem à fábrica para avaliar a situação do maquinário, verificando o defeito e as peças comprometidas.

Para isso, temos uma frota própria de automóveis que nos permite recolher o maquinário, se necessário.

Assim, trazemos o aparelho defeituoso para estudá-lo em nosso laboratório para entendermos qual a melhor forma de recuperação.

E enquanto isso, não deixamos a fábrica na mão: na SUDESTE também fazemos a locação de periféricos industriais.

Dessa forma, a companhia pode continuar operando com nosso aparelho até que o problema da sua máquina seja resolvido.

Acompanhe a SUDESTE

Quer estar por dentro e mais dicas como esta para garantir o melhor custo-benefício no cuidado com a sua aparelhagem industrial? Acompanhe a SUDESTE.

Somos especialistas em automação, manutenção e locação de periféricos industriais. Por isso, compartilhamos nossa expertise nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *