Alimentadores industriais: entenda as vantagens e funcionamento

alimentadores-industriais

Ter alimentadores industriais na linha de produção é uma prática muito comum em fábrica com automatização, especialmente na indústria do plástico.

Chamamos esse equipamento de periférico industrial, pois embora não atue diretamente na fabricação de produtos, ele contribui para a operação.

Isso porque, o alimentador contribui para a automação de processos industriais agregando otimização, eficiência e agilidade.

Por isso, a Sudeste preparou esse artigo especialmente para quem deseja implementar tecnologia aos seus processos industriais.

O que é um alimentadores industriais

O alimentador industrial é um tipo de equipamento que serve para “alimentar” as máquinas da fábrica com matéria prima.

Por isso, em geral encontramos esse mecanismo acoplado a outras partes dos equipamentos da linha de produção.

Pois o alimentador serve como um transportador dos grânulos plásticos para as demais partes da operação, como os dosadores, secadores, desumidificadores, entre tantas etapas possíveis.

Como o alimentadores industriais funciona?

O alimentador trifásico é um periférico industrial para produções de grande porte, que opera a partir de bombas de vácuo. Enquanto o alimentador monofásico opera a partir de um mecanismo de sucção.

Assim, esse tipo de equipamento permite o transporte de materiais de uma etapa de operação para outra.

Exemplo de funcionamento

À exemplo de funcionamento, já falamos em artigos anteriores aqui no site sobre os dosadores disponíveis para as linhas de produção.

Como é o caso do dosador volumétrico e do dosador gravimétrico, que são maquinários muito presentes na indústria de transformação do plástico.

Nesses processos industriais, os equipamentos são instalados de forma acoplada um ao outro. Dessa forma, o alimentador dispensa os grânulos plásticos de forma coordenada e automática no dosador que mede e proporciona a quantidade correta.

Assim, o plástico a ser transformado é medido da maneira ideal para continuar seu percurso pela linha de produção com quase zero intervenção operária.

Diferença entre os alimentadores industriais monofásico e o trifásico

Como mencionado anteriormente, o alimentador industrial trifásico opera por meio de bombas de vácuo. O que torna esse equipamento mais robusto e capaz de suportar produções de alta escala e mais peso dos materiais.

Já o alimentador monofásico, embora seja adequado para o ambiente industrial, trata-se de um aparelho menos complexo. Assim, esse tipo de alimentador é capaz de aguentar até aproximadamente 90 quilos de matéria prima.

Vantagens de ter alimentadores industriais na sua produção

Como você já deve ter percebido a essa altura, esse tipo de maquinário industrial permite otimizar a linha de produção. Graças ao alimentador industrial, é possível agregar:

Automação industrial

Com os periféricos industriais, sua linha de produção tem menos intervenção humana. O que permite alocar os profissionais em áreas mais lógicas e menos operacionais.

Menos erros e recall

Outra vantagem desse tipo de maquinário é que graças a pouca necessidade de intervenção operária, a linha de produção sofre com menos chances de erros.

Portanto, corre menos riscos de problemas e recall de produtos.

Economia:

Como consequência dessa produção otimizada, sua fábrica pode trabalhar com mais produtividade e agilidade. O que ajuda a disputar no mercado com preços mais competitivos e entregas mais rápidas.

Por que alugar alimentadores industriais?

Uma possibilidade muito vantajosa a quem deseja implementa esses periféricos na linha de produção é fazer a locação dos alimentadores industriais.

Isso porque, empresas como a Sudeste dão conta da locação, manutenção e instalação desses equipamentos.

Assim, mais do que ficar livre da preocupação com os cuidados do maquinário, sua empresa consegue contar com equipamentos de ponta sem aportes financeiros elevados.

O que é muito positivo quando pensamos que investir em maquinário próprio pode comprometer o capital de giro da empresa. Além disso, o aluguel dessas máquinas permite uma locação sazonal, sem comprometer o espaço útil da fábrica a longo prazo.

homem-com-a-camisa-da-sudeste

Fale com a Sudeste

Quer estar por dentro do que é mais tecnológico no universo industrial? Acompanhe a Sudeste!

Aqui no site temos vários artigos interessantes sobre eficiência e automação industrial. E por meio das redes sociais estamos sempre atualizando nossos seguidores com as melhores práticas e novidades da indústria.

Então, acompanhe a Sudeste! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.    

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *