O desumidificador de matéria-prima para grandes volumes evita que a presença de umidade provoque alterações indesejáveis no produto final.
Por isso, é tão importante estudar os componentes da matéria-prima da sua linha de produção para saber se a presença de umidade pode afetar a sua manipulação industrial.
A desumidificação evita que o trajeto dos materiais no processo industrial ocorra sem prejuízo às máquinas e ao produto final.
Além disso, o processo de desumidificação dos materiais utilizados no processo industrial serve para preservar os produtos da deterioração, mofo, ácaros e oxidação.
E assim, garantir a longevidade dos itens fabricados durante o processo de produção, transporte e estocagem.
Por isso, neste artigo você entenderá melhor como funciona o processo de desumidificação, suas aplicações, boas práticas e a melhor forma de implementar essa etapa na sua linha de produção.

Como funciona o desumidificador de matéria-prima para grandes volumes?
A desumidificação correta e ideal dos materiais acontece da seguinte forma: a matéria-prima é submetida à incidência de ar seco, o que faz com que a presença de umidade “se solte” do material pela diferença de umidade.
Esse ar, que fica repleto de moléculas de água, é empurrado através de uma fibra com materiais altamente absorventes como a sílica, fazendo com que a umidade fique retida nessa espécie de peneira absorvedora.
Assim, esse processo gera mais ar seco e o ciclo recomeça até atingir a completa desumidificação do material.
Aplicações do desumidificador de matéria-prima para grandes volumes
Apesar do processo descrito anteriormente ser o mais aconselhável, existem indústrias que optam por fazer essa desumidificação por meio de estufas e secadores de ar quente.
O que é insuficiente para a efetividade da remoção de umidade. Isso porque, esses aparelhos fazem uma secagem superficial, deixando uma presença residual de água que pode prejudicar muitos processos, como por exemplo:
Indústria do plástico
Durante o aquecimento para a moldagem do plástico, muitas substâncias como o PET são reagentes com a água.
Ou seja, quando submetidas uma à outra, essas moléculas sofrem alteração e prejudicam a fabricação, podendo até alterar o funcionamento mecânico da fabricação.
Outro caso comum é o prejuízo estético às peças produzidas. Isso ocorre porque durante o aquecimento do plástico, a água presente no material libera vapor que fica encrustado no produto, gerando bolhas, marcas e riscaduras.
Indústria farmacêutica
Já a indústria de medicamentos se utiliza de desumidificadores para uma função diferente. Isso porque, eliminar a umidade dos materiais significa mais do que qualidade e estética do produto final; é uma questão de biossegurança.
Desumidificar os produtos que serão processados garante os padrões sanitários para que os medicamentos não embolorem ou estraguem precocemente.
Vantagens do desumidificador de matéria-prima para grandes volumes
Quando falamos da produção em larga escala, garantir que todos os processos da linha de produção aconteçam com excelência, permite maior aproveitamento do tempo e dos materiais.
Portanto, fazer a desumidificação correta da matéria-prima garante benefícios, como:
Vantagens financeiras
Como é o caso da indústria do plástico, a presença da água nos grânulos para moldagem pode criar deformidades.
Por isso, a secagem correta desde o começo do processo de fabricação, evita refação de produtos, desperdício de tempo e de materiais.
Evite recall de produtos
Além disso, no caso da manipulação de alimentos e medicamentos, a situação se agrava ainda mais.
A má desumidificação e consequente deterioração dos produtos pode não só gerar o recall dos produtos, como também, culminar em processos para a empresa.

Alugue antes de comprar seu desumidificador de matéria-prima para grandes volumes
Uma solução inteligente para as linhas de produção que ainda não contam com um desumidificador ou possuem um número insuficiente de aparelhos é alocar esse equipamento.
Assim, a equipe consegue atestar a eficiência, os custos operacionais, treinar o time e averiguar se essa é realmente a solução que falta para a fábrica antes de adquirir um equipamento próprio.
Outra vantagem do aluguel de desumidificadores é para atender a demandas pontuais da linha de produção. Assim, se surgir um bom contrato, é possível entregar o pedido em tempo hábil e com a qualidade desejada. Isso, sem gastos adicionais com a compra de equipamentos ou ocupação permanente do espaço da fábrica.
Fale com a Sudeste
Quer começar a otimizar sua linha de produção com um desumidificador de matéria-prima para grandes volumes? Fale com uma equipe técnica especializada em periféricos industriais.
Aqui na Sudeste, além de fazer a locação de manutenção de equipamentos para a indústria, também orientamos nossos parceiros para entender qual a alternativa mais econômica e sustentável para a fábrica.
E se você quer estar por dentro das melhores práticas do ramo industrial, acesse nossos outros artigos aqui do site e acompanhe a Sudeste nas redes sociais!
Lá você encontra guias de manutenção e informações relevantes para manter sua linha de produção a todo vapor. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.