Essa aparelhagem está presente em importantes processos industriais. Assim, por ser um mecanismo-chave das linhas de produção, a manutenção preventiva das bombas de vácuo é fundamental para evitar custos e imprevistos.
As bombas de vácuo estão nos mais variados setores da indústria, elas operam no ramo farmacêutico, de alimentos, na construção civil e muito mais. Sua função é extrair líquidos e gases por meio da criação de uma diferença de pressão no ambiente em que esses elementos estiverem.
A exemplo disso, a indústria alimentícia se beneficia desse maquinário usando-o para gerar essa diferença de pressão, eliminar o ar e criar vácuo para preservar os alimentos.
Com a parada de um equipamento como esse nas mais diversas operações, as perdas financeiras de uma planta de fábrica são certamente comprometedoras.
Por isso, este é mais um artigo do blog da SUDESTE em que vamos frisar a importância da manutenção preventiva do maquinário da planta de fábrica.
É graças à prática de manter uma rotina regular de verificação dos equipamentos que sua produção fica segura contra acidentes, imprevistos, perdas de matéria-prima, parada da fabricação e, consequentemente, perdas de dinheiro.
O que é manutenção preventiva?
Esse é um conceito muito difundido entre os gestores mais antenados de plantas de fábrica. Ele representa a prática de verificação constante e regular da aparelhagem no ambiente industrial.
Afinal, como você pôde constatar, certas máquinas são indispensáveis para fazer a linha de produção seguir trabalhando. Ainda que uma fábrica conte com mais de uma bomba de vácuo, por exemplo, se um dos equipamentos quebrar, a produção fica defasada.
Isso é especialmente verdade quando pensamos não somente na perda de tempo e produtividade da fábrica, mas também, na sobrecarga das outras máquinas, que podem sofrer em conjunto com as quebras e falhas.
Assim, a manutenção preventiva representa uma forma de ter a segurança financeira da operação e da planta de fábrica como um todo, uma vez que as manutenções para correção de erros tendem a ser mais caras e complicadas.
Com que frequência deve-se fazer a manutenção preventiva em bombas de vácuo?
As bombas de vácuo têm diferentes componentes que requerem diferentes tempos de checagem para garantir seu bom funcionamento.
Outro ponto de atenção é a fabricante do equipamento presente na sua linha de produção. Da mesma forma que as peças têm tempos particulares para se desgastarem, esse período também pode variar de acordo com a marca da sua aparelhagem.
Porém, de forma geral, podemos apontar uma média de verificação para a manutenção preventiva em bombas de vácuo:
1 vez por dia:
Verifique o nível de óleo.
1 vez por semana:
Limpe o refil do filtro de entrada.
1 vez por mês:
- Cheque o filtro de saída;
- Faça a limpeza do filtro da válvula de lastro de gás;
- Limpe o trocador de calor externamente.
A cada 6 meses:
- Limpeza da tela de entrada;
- Verifique os componentes elétricos do maquinário.
A cada 6 meses ou 1 ano:
Troque o filtro de saída.
1 vez por ano:
Verifique a junta elástica do acoplamento.
A cada 2 anos:
Troque a junta elástica.

Como não esquecer a manutenção preventiva em bombas de vácuo
Uma boa dica para não perder nenhuma etapa de manutenção: faça uma agenda digital e deixe registrado quando a próxima manutenção deve acontecer. Você pode programar notificações e e-mails para ser lembrado de fazer as verificações.
Outra forma de garantir que o maquinário estará com as manutenções em dia, é ter um técnico ou empresa responsável por fazer esse serviço e sempre deixar a próxima verificação agendada.
Assim, sua produção garante mais segurança contra paradas inesperadas e manutenções corretivas. Que por sua vez, tendem a serem mais demoradas, complicadas e mais caras.
A manutenção preventiva em bombas de vácuo não serve só para evitar erros
Quando falamos em manutenção preventiva, um juízo de valor comum é o de que esse tipo de prática serve apenas para evitar que as máquinas quebrem. O que embora seja verdade, não se resume a essa prevenção.
A manutenção regular dos aparelhos industriais garante um funcionamento mais eficiente das máquinas. Afinal, sabe quando estamos acostumados com a lentidão de um equipamento antigo, como um celular, e nos surpreendemos com a velocidade de um aparelho novo?
Isso acontece de forma muito parecida com as máquinas industriais. Embora os operários estejam acostumados com a lentidão dos aparelhos, é possível atingir um nível de otimização da produção com a manutenção correta.
Por isso, manter a rotina de cuidados com as máquinas significa cuidar para que elas mantenham a mesma eficácia na produção.

Contrate especialistas em manutenção preventiva para o trabalho
Um dos grandes benefícios que já citamos sobre ter uma empresa especializada na manutenção preventiva, é nunca esquecer de fazer o cuidado desses materiais, já que graças a esses serviços, como os da SUDESTE, você pode deixar a próxima manutenção e verificação agendadas. Desse modo, o cuidado com as suas máquinas fica assegurado.
E é claro, uma forma inteligente de fazer a manutenção preventiva em bombas de vácuo é optar por uma assistência como a nossa. Isso porque, somos capazes de alocar a aparelhagem faltante em caso de necessidade de consertar alguma máquina.
Ou seja, sua produção não fica parada. Se por acaso, durante a inspeção verificarmos que algum maquinário precisa de consertos, podemos alocar um aparelho semelhante enquanto o seu fica sob ajustes.
Saiba tudo sobre o mundo industrial
Quer estar por dentro das atualizações mais importantes sobre manutenção, reposição e novidades do maquinário industrial? Acompanhe a SUDESTE nas redes sociais!