O que é e como funcionam as células de carga?

Célula de carga

Focando em um sistema que usa as menores sensibilidades para beneficiar as linhas industriais, as células de carga são componentes superimportantes. Isso porque, fazendo parte dos sistemas de pesagem, são elas que auxiliam no controle e na identificação de certas características dos produtos finais.

Se você é um profissional que atua no meio de produção industrial, muito provavelmente já sabe as funções das células de carga. Mas, caso você ainda não domine esse assunto, prepare-se para ler tudo o que separamos no material abaixo!

Descubra todas as funções e aplicações das células de carga, anote em quais momentos da produção ela te beneficiará e tenha uma ótima leitura.

O que é uma célula de carga?

Se o nome “célula” te deu a impressão de ser um objeto pequeno, então, você já está no caminho certo! A célula de carga é um pequeno componente agrupado dentro de equipamentos e que funciona em conjunto com outras pequenas peças. Basicamente, é esse item que permite a pesagem e a medição de forças de um determinado objeto.

Por mais que o nome não seja popular, as células de carga estão presentes em nosso dia a dia em objetos como balanças e equipamentos médicos.

Relacionando o peso, a deformação proporcional e a carga elétrica, esta célula gera sinais elétricos identificados, medidos e interpretados em valores que usaremos mais à frente.

Célula de carga na indústria

Como citamos que a atuação da célula de carga faz parte das medidas de pesagem, não fica difícil adivinhar em quais processos industriais esses itens estão incluídos.

Realizando a pesagem sob as mais diversas superfícies, é a sensibilidade da célula de carga que identifica com precisão o peso dos produtos finais. Essa identificação, unida a sistemas inteligentes, trabalha com padrões alinhados para uma entrega ainda melhor da empresa.

Digamos que, na hora da pesagem, as células de carga identificaram gramas a mais na embalagem de um produto. Essa informação gerada e captada pelos outros equipamentos acionará os sistemas que separarão este pacote dos demais.

Entenda o lado interno das balanças

Por mais prático que seja colocar um objeto acima da balança e ver o quanto pesa, essa identificação é um processo bem sensível, complexo e que exige total exatidão. Dessa maneira, a célula de carga e as outras peças precisam estar muito bem alinhadas.

Em conjunto dessa célula, temos o sensoriamento e o circuito de Wheatstone. E é a proximidade dessas peças que identifica pressões e gera os valores que enxergamos nos equipamentos de pesagem.

Basicamente, o funcionamento desse sistema ocorre da seguinte maneira:

– Primeiro, colocamos um objeto que aplica pressão sobre todo o sistema. E essa pressão causa uma deformação proporcional na célula de carga;

– Quando a deformação acontece, ela é medida pelo sensoriamento que fica fixado ao corpo da célula. Essa mudança causa uma resistência elétrica;

– Após a mudança na resistência elétrica ocorrer, ela é detectada pelo circuito de Wheatstone, que transforma essa variação em um sinal elétrico. Logo, esse sinal cresce proporcionalmente à tensão da força aplicada sobre todo o sistema;

– Como o circuito gera um sinal de pequena potência, o mesmo passa por um amplificador antes de ser enviado ao sistema de medição;

– E, por fim, quando é medido, o sistema de medição compreende todo o sinal produzido anteriormente para transformá-lo em uma unidade de peso.

Célula de carga: versatilidade na pesagem

Até aqui, entendemos que a célula de carga tem como principal missão a medição de forças externas aplicadas sobre ela. Porém, suas maneiras de medir vão além do peso. Desenvolvidas e adaptadas para diferentes situações, podemos encontrar células para medir:

– Cargas de compressão;

– Forças de flexão;

– Torque;

– Tração.

Variando de acordo com a necessidade de diferentes ambientes, a célula de carga é uma solução de medida de alta eficiência e presença em todo o mercado.

Empresa SUDESTE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Produção mais eficiente e precisa!

Investindo em uma célula de carga de qualidade como as da SUDESTE, você tem associado à sua produção uma alta precisão de leitura. Isso significa que, além do padrão de pesagem dos produtos, também podemos identificar deformações e outros problemas ligados, direta ou indiretamente, com o peso.

Nesse sentido, essa solução é mais um passo em direção a processos de verificação rígidos e um sistema de qualidade menos desfalcado.

Por fim, entendeu o impacto que uma célula de carga tem no aprimoramento da produção na fábrica? Para mais informativos como este, não esqueça de visitar o nosso blog pelo site. Para ter mais detalhes sobre o assunto e obter as células de carga, fale com a nossa equipe. E siga-nos nas redes sociais para continuar atualizado em nossas novidades.

Nos vemos em breve!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *